Como controlar os sonhos

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Você provavelmente alguma vez na vida já teve um sonho em que por um momento pôde controlar os acontecimentos. Isso acontece quando você tem noção de que está sonhando, quando percebe que na verdade está dormindo e com isso você ganha controle total sobre tudo que você faz, tudo que acontece e tudo que existe no seu sonho, ou seja, você é praticamente o Deus do seu mundo.

O que é?
Já foi dito acima, é a habilidade de poder controlar os seus sonhos. A quantidade de pessoas no mundo que consegue fazer isso naturalmente é muito pequena (menos de 1% da população mundial) e são consideradas pessoas de sorte por ter esse “dom”, MAS é possivel treinar e conseguir bons resultados com o tempo, basta ter força de vontade.

Como funciona os sonhos?

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Todos nós sonhamos, sempre, mas nem sempre lembramos dos sonhos que tivemos. Sonhamos em torno de 4 a 6 sonhos por noite (dormindo de 7 a 8 horas), ao todo sonhamos durante 50 minutos no máximo, mas no sonho esse tempo pode parecer horas, dias ou até mais…

O sonho acontece quando atingimos o estado REM (rapid eye movement – movimento rápido dos olhos) e é nessa fase que nossos sonhos são mais intensos e os que mais lembramos quando acordamos (geralmente só lembramos do ultimo sonho que tivemos)

Os registros em laboratórios do sono, as literaturas das pesquisas efetuadas, divulgadas até agora, apontam para  presença de ocorrência dos sonhos lúcidos nos últimos ciclos do sono. São as fases REM tardias. Em que o período de sonhos mais intensos é maior. Significa que numa noite de sono, é preciso dormir mais do que 6h, para começar a atingir as melhores fases do sono e ter chances de ficar consciente enquanto sonha.

estagios do sono

Pergunta: Então eu só consigo sonhar depois de dormir algumas horas?
Resposta: Não, você pode sonhar dormindo apenas 2 minutos, mas depois de 6 horas dormindo é mais fácil ter acesso ao sonho lúcido.

O que eu ganho com isso?
Além de brincar de Deus, ter controle do seu próprio mundo e fazer o impossível acontecer? Acredite, você ganha muito e vou citar algumas coisas:

- Superar Traumas: Beverly D’Urso usou isso pra superar o forte trauma da perda da mãe. Pessoas com estresse pós-traumático, muitas vezes acometidas de fortes pesadelos, podem encontrar nos sonhos lúcidos uma ferramenta poderosa na amenização dos problemas ou na busca da sua solução.

- Mergulho no Inconsciente: os sonhos comuns propiciam isso. A psicanálise usa os sonhos como grande ferramenta. Quando ficamos conscientes nos sonhos, temos a oportunidade de ir ao encontro direto desse nosso interior. Explorar as raízes dos nossos medos, inseguranças e com possibilidades de romper com condicionamentos impostos.

- Solução de problemas: Em um sonho você pode resolver problemas, por exemplo, quando você tem pesadelos constantes, desagradaveis, terriveis e até assustadores. Com a lucidez você pode acabar com eles, você pode destruir de uma vez por todas pra nunca mais ter novamente, pois o subconsciente tem um poder incrivel de memorização, é como um memory card interno ilimitado. Você também pode resolver diversos problemas, desde problemas pessoais que você tem no cotidiano até os problemas psicologicos.

- Ressuscitar entes queridos que se foram: Se você se arrependeu de algo, se algum ente querido seu faleceu e você tinha coisas que queria dizer pra ele, SIM, é possivel fazer isso. Muitas pessoas acreditam que isso realmente é uma ponte entre o sobrenatural e o natural, onde você pode conversar realmente com pessoas que já se foram, pode dizer coisas e pode pedir desculpas por erros que cometeu… Eu acredito que é só um jeito de deixar a consciência em paz, uma ilusão que nos faz acreditar que tivemos outra chance de rever aquela pessoa.

Essas são algumas de muitas outras (exercitar habilidades, explorar memorias esquecidas, ouvir musica, voar e assim vai…) vantagens de aprender a sonhar lucidamente.

 

Lembrar dos sonhos

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Não adianta de nada ter sonhos lúcidos se você não lembrar deles, não é? Então essa técnica  tem o objetivo de te fazer lembrar de todos os sonhos a partir de uma rotina (funciona 100%).

O segredo é simples, você precisa de um diário de sonhos (wtf?). É como um diário pessoal que você anota tudo que você fez no seu dia e o que aconteceu, mas o que muda é que você vai ter que escrever nele o que você faz ou lembra dos seus sonhos.

Você precisa se esforçar nisso, pois o diário vai treinar seu subconsciente, vai dizer pra ele que você quer se lembrar de todos os sonhos, e com isso você vai se lembrando naturalmente com o tempo, sem precisar de um diario, mas até lá, você precisa de um.

Como fazer?
Primeiro, pra você não perder a memoria de um sonho, não pode ser forçado a acordar, tem que acordar naturalmente (ou com um despertador suave), depois de acordar você precisa ficar parado e consciente, tente se lembrar do sonho, olhe em volta, se concentre que pequenas partes vão começar a surgir (é a mesma regra se você acordar de madrugada ou a qualquer momento antes de acordar completamente)

Agora é a parte importante, pegue seu diário no momento que você acordou e se lembrou do sonho (sem preguiça, se acordar as 4 da manhã, anote as 4 da manhã, pois sonhos são fáceis de esquecer principalmente com pessoas que dizem não sonhar) e anote TUDO que você lembra do sonho (ok, pode ser palavras chaves apenas, para que quando você acorde completamente se recorde de algo), pode ser palavras sem sentido, ou historias (dê um tema para o sonho). Agora você pode voltar a dormir e quando acordar, leia o diário, veja as palavras chaves e anotações, com isso é bem provavel que você lembre do sonho, e anote ele completamente (coloque as datas, horario de dormir, acordar e tudo mais).

Fácil, não é? Se você manter essa rotina durante 1 semana, já vai começar a lembrar dos sonhos com muito mais frequência.

 

As técnicas

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Existem muitas técnicas mas só vou citar as que funcionam com mais frequência nas pessoas, e não vou falar sobre a paralisia do sono (é assunto para outro post)

Segue as técnicas abaixo:

- Mild
1 – Diga a s mesmo para acordar cedo de manhã.

2- Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre.

3 – Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro ou relacionar “coisas a fazer”.

4 – Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: “Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando”.

5 – Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

- WBTB (Wake Back To Bed)
1 – Vá para a cama normalmente e programe seu despertador para tocar após 6 horas de sono.

2 – Após seis horas de sono, levante-se da cama. Encontre algo para se ocupar, mantendo-se mentalmente ativo e alerta. Experimente ler algo sobre sonho lúcido. Permaneça alerta no mínimo por 20 minutos e no máximo por 60 minutos. Você deve sair da cama.

3 – Vá para a cama e relaxe. Caso sua mente fique muito alerta, experimente meditar, aplicar o método MILD ou ainda fique se imaginando, serenamente, como poderia ser seu próximo sonho lúcido, até cair no sono novamente.

Dica: Faça variações desses dois métodos ou faça-os juntos. Também é bom se você se acostumar a se questionar durante o dia se está sonhando ou não, para se lembrar de fazer isso durante o sonho.

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(A paralisia do sono também pode ser usada como um método para o sonho lúcido, mas é assustador demais para um iniciante passar por ela)

>clique aqui e saiba mais sobre paralisia do sono<

Como saber se estou sonhando?

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- Olhe no espelho: em um sonho você não tem reflexo
- Olhe para suas mãos: elas vão estar deformadas ou diferentes do comum
- Olhe o relogio: As horas sempre vão mudar cada vez que você olhar
- Leia algo: as letras vão embaçar e também vão mudar

Botar em pratica
Agora você já tem tudo que precisa pra ter sonhos lúcido, é só praticar, não fique decepcionado se não conseguir na primeira semana, um sonho lúcido no começo tem muito pouco tempo de duração.  Dentro de 3 semanas você pode conseguir se for fiel a os ensinamentos.

Adicionais
*Primeiro treine se lembrar dos sonhos, e depois comece utilizar as técnicas de sonho lúcido (também podem ser feito dos 2 juntos).
*Questione a realidade que você está vivendo (muitas vezes no sonho, coisas absurdas acontecem e você não se questiona se aquilo é real ou não).
*Quando conseguir um sonho lúcido tente não ficar exaltado(a) demais, isso pode te fazer acordar.
*No inicio vá com calma, não tente sair voando sem antes flutuar.
*Se você estiver percebendo que está acordando de um sonho lúcido, tente girar o corpo (no sonho, óbvio) até voltar ao normal.
*Não beba nada 2 horas antes de dormir.

 

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